FANDOM


The King of Fighters Logo.png

The King of Fighters (ザ・キング・オブ・ファイターズ Za Kingu obu Faitāzu), oficialmente abreviado como KOF, é a franquia de jogos de luta mais destacada da SNK Playmore (Antiga SNK), e atual carro-chefe da empresa. Fazendo uso do estilo Crossover, ela é famosa pelo seu grande elenco de personagens e o inovador sistema de "Time", com personagens originais e famosos de outros jogos da SNK.

A série foi originalmente desenvolvido para a série de sistemas vídeo games da SNK: Neo Geo, que continuaria até que a SNK aposentou o Neo Geo completamente em 2004. Para os próximos jogos, o Atomiswave seria usado, e mais tarde o Taito Type X2. Além disso, as os jogos de Arcade e outras versões originais foram portados para vários consoles, como o próprio Neo Geo Pocket da SNK, o Game Boy e Game Boy Advance, o Sega Saturn e Dreamcast, a série de consoles PlayStation e Xbox, e até mesmo o N-Gage, entre outros.

O último jogo "principal" da série, The King of Fighters XIII, foi lançado originalmente para os arcades em 14 de julho de 2010. Portado para o PlayStation 3 e Xbox 360 em 1 de Dezembro de 2011 no Japão, 22 de Novembro de 2011 na América do Norte e 25 de Novembro de 2011 na Europa. Há também uma atualização para a versão arcade com base nas alterações feitas nos ports do console (The King of Fighters XIII Climax), assim como um port para PC.

Visão Geral

O primeiro jogo da série, The King of Fighters '94, foi lançado pela SNK em 1994. O jogo foi projetado para ser um Crossover de personagens de vários títulos de arcade da empresa, em especial Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors, e Psycho Soldier. O sucesso do jogos liderando os números de venda da SNK, levou a empresa a lançar jogos anuais da série numerando elas pelo ano. Com jogos lançados a cada ano, cada nova versão destinava-se a ser um "update"; Mas SNK fez de forma diferente, fazendo com que cada ano ser único, com novas regras e uma constante mudança no elenco de personagem até os dias de hoje. Em 2004, a SNK abandonou lançamentos anuais da série e seus futuros jogos passaram a ser numerados de forma mais tradicional: o primeiro jogo da série principal lançada com tal método era The King of Fighters XI.

Em 2004 o futuro da franquia era incerto, com a SNK pretendendo atualizar de vez os Sprites da franquia ou migrar para o 3D, para ganhar tempo na produção dos novos Sprites para o próximo jogo a SNK então produziu a primeira fracção em 3D da série, KOF: Maximum Impact. O jogo e suas duas sequências usam uma história alternativa para seus personagens e cenários dos jogos anteriores da série, mais inclinado para a série baseada em South Town como FF e AoF. O produtor da série Maximum Impact, Falcoon, afirmou que os jogos Maximum Impact está em um diferente cânone da série original da franquia. A série acabou não sendo bem aceita pelos jogadores e teve seu cancelamento antes da história ser encerrada, com a SNK voltando com o jogos principais usando Sprites 2D mas completamente remodelados em The King of Fighters XII.

O torneio King of Fighters, o homónimo desta série, na verdade, teve origem em Fatal Fury, um clássico jogo de luta da SNK que antecedeu a série KOF. O Art of Fighting mais tarde foi centrado em torno de um acontecimento anterior, uma espécie de prequel, mostrando o típico patrocinador do torneio, Geese Howard, em uma aparência mais jovem.

Os jogos The King of Fighters tiveram uma série de vilões como Final Boss individuais. O primeiro deles foi Rugal Bernstein em 94 que tinha uma tendência para submergir seus inimigos derrotados no metal líquido, transformando-os em troféus terríveis para comemorar suas vitórias. Durante a saga Orochi, Orochi é introduzido como uma força sinistra de tempos antigos em vingança contra aqueles que o aprisionou e foi auxiliado por seus quatro mensageiros. Em jogos mais tarde, teriamos a saga NESTS, se tratando de uma organização misteriosa chamada NESTS que tentam sequestrar e conseguem fazer clonagem do antigo protagonista Kyo Kusanagi na esperança de usar seu poder para dominar o mundo. O líder da NESTS, que se chamava Igniz, esperava acumular energia suficiente para se tornar um deus.

A terceira saga chamada saga Tales of Ash, traz outro grupo de vilões chamados Those from the Past, liderados por Saiki, que almeja acordar Orochi e reunir energia de lutadores para reativar o Portal do Tempo, e mudar a história, erradicando os seus inimigos antes que se tornem uma ameaça adequada.

A antiga SNK produziu os jogos até The King of Fighters 2000, após a falência a franquia caiu nas mãos da empresa coreana Eolith que produziu The King of Fighters 2001 e 2002 causando uma brusca queda de qualidade na franquia e afetando negativamente a reta final da saga NESTS. A partir de The King of Fighters 2003 a franquia voltou para sua antiga empresa, agora renovada, SNK Playmore.

A fim de preservar a imagem de seus personagens, SNK deixou de envelhecer eles desde The King of Fighters '95 e eles permaneceram com as mesmas idades, desde então. Isto significa que personagens introduzidos em The King of Fighters '94 acabaram envelhecendo em apenas um ano na série. Para manter-se fiel a este tema, personagens mais recentes seguintes deste ano também mantem a mesma idade que eles têm quando introduzido. Existem algumas concessões à idade e ao passar do tempo, tais como Terry mudar sua roupa para a versão Garou, ou Kyo já não estar na escola desde 1998. As Idades deixaram de ser listadas oficialmente desde KOF XI e KOF XIII.

Por consequência da grande fama da franquia, a SNK colocou diversas franquias da empresa em hiatos indefinidos, como Fatal Fury, a favor da empresa manter foco somente em The King of Fighters. Poucas franquias diferentes continuaram a ser produzidas como Metal Slug e Samurai Shodown.

A franquia funciona da seguinte maneira: Normalmente são três jogos com história dentro de uma saga e um quarto jogo comemorativo após o fim da história da saga. Esse jogo comemorativo é chamado de "Dream Match", um jogo completamente independente da história onde contem praticamente todo o elenco da saga + um trio popular da saga anterior (Chris, Yashiro e Shermie da Saga Orochi, por exemplo) além de Rugal Bernstein como Final Boss.

Em algumas situações especificas, a saga pode ter 5 jogos, 4 com história + 1 Dream Match. Isso aconteceu na saga Orochi porque '94 muitas vezes não é contado como parte da Saga (Pois ela pode ser classificada como "Saga Rugal", mesmo sendo um jogo) portanto a saga costuma ser contada a partir do '95. Já na saga Ash isso ocorreu devido a um lançamento prematuro do jogo The King of Fighters XII.

Jogos

Os Remakes estão listados logo abaixo dos originais e os Dream Matchs estão em Itálico.

Saga Orochi

Saga NESTS

Saga Tales of Ash

Spin-Offs

Saga EX

Saga Maximum Impact

Crossovers

Outros

Série-irmã

Outras Mídias

Animações e Filmes

Mangás e Comics

CD Dramas

Características, Tradições e Tendências da Franquia

As características abaixo usam como base apenas os jogos principais:

  • O protagonista de cada saga sempre é um usuário de chama, talvez mudando apenas a cor da chama.
  • Cada saga da franquia tradicionalmente lança um Dream Match após o final da história, normalmente após o 3º ou 4º jogo.
  • Kyo Kusanagi muda de roupa a cada saga.
  • Athena Asamiya muda de roupa a cada jogo.

Links Externos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória